sábado, 18 de junho de 2011

Mau humor não está com nada!


Ficar de cara feia o dia inteiro, brigar com todo mundo e, principalmente, não enxergar o lado cômico das situações são clássicos sintomas de falta de humor. Mesmo não sendo uma doença, o que convencionamos chamar de "mau humor" pode fazer muito mal a quem o cultiva.

A alegria de viver é uma prova de saúde e bem-estar. Tanto que muitos problemas de saúde têm causas ligadas também ao nervosismo ou são decorrentes dele, como a prisão de ventre, que deixa as pessoas enfezadas. Na medicina chinesa, os raivosos são diagnosticados com distúrbios estomacais e hepáticos. O humor é uma qualidade da personalidade, mas pode ser aprendido. Mesmo que você não tenha nascido com este traço, pode experimentar mudar seu foco em situações de estresse e trabalhar o relaxamento.

Durante uma situação difícil, em que rir esteja completamente fora de questão e sua única vontade é esbravejar e sair batendo o pé, pare e reflita: "por que estou reagindo assim? Minha ira vai resolver o problema? Se eu estivesse vendo de fora, será que não acharia graça?”. Descobrir o lado risível da vida é uma habilidade que pode ser desenvolvida, como tocar um instrumento ou dirigir, basta treino.

O mau humor é, antes de tudo, um hábito. Para fugir de tanto baixo astral, é necessário empenho. Toda vez que estiver prestes a ter um ataque, tente colocar a amargura de lado e raciocine, sorria, relaxe. O problema não desaparecerá como magia, mas com a mente relaxada é mais fácil encontrar as soluções.

Se cair no meio da rua, enfiar o pé na poça d’água, ficar preso no trânsito, levar um fora do namorado, uma bronca do chefe ou uma rasteira de um colega de trabalho, respire e conte até dez antes de começar a reclamar da vida. Pare já e mude a direção do seu pensamento.
Isso não quer dizer que precise fingir que está tudo bem ou esconder sua irritação, somente mude o foco. Um tombo é sempre engraçado. De que adianta xingar? Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima, como diz a música. Você já caiu mesmo, relaxe. Ou, se estiver preso no trânsito, aumente o som e aproveite para soltar a voz.

Fique em paz com a vida. Sua saúde e beleza vão agradecer, pois até o sangue circula melhor quando estamos felizes. Divirta-se, sorria. O riso faz bem e mata qualquer tentativa do mau humor se aproximar
.