quinta-feira, 16 de junho de 2011

Faça um Carinho nos seus Pés

Pode parecer coisa de "avó", mas o ritual do escalda-pés é mesmo ótimo para recuperar as energias. É uma prática milenar da medicina chinesa e muito fácil de fazer: basta colocar os pés em uma bacia com água quente. Usando ervas, sais ou óleos essenciais, o método não só relaxa, como também estimula a circulação sanguínea dos membros inferiores, aliviando o estresse e o cansaço. 

Os benefícios, garantem profissionais da área de saúde, são imediatos. Segundo os chineses, os pés possuem cerca de 70 mil terminações nervosas associadas a diversos órgãos do corpo humano (base da reflexologia). Não à toa, a prática está cada vez mais presente na rotina dos principais spas do Brasil.

Em casa, também é possível relaxar e com resultado muito semelhante. Esquente a água e coloque um pouco de sal grosso. Fique com os pés na bacia por aproximadamente 15 minutos e depois, para melhorar mais a circulação, coloque as pernas para o alto, durante o mesmo período.
Recomendo o uso do sal grosso que temos em casa, sachês de sais de banho, ervas ou de óleos essenciais que possuem efeito calmante. Entre eles, erva-doce, a lavanda e a camomila. Para ficar ainda melhor, deve-se fazer uma higienização e uma esfoliação antes de colocar os pés na água. Para terminar, faça uma automassagem. 

O bem-estar do pós-escalda-pés ocorre porque os sais dissolvidos em água ativam a circulação e reduzem significativamente o inchaço, proporcionando alívio. As pessoas podem escolher os sais, as ervas e os óleos de acordo com a necessidade, o que também é muito bacana. Uma dica para melhorar os efeitos de seu escalda-pés é ficar atento à temperatura da água, o ideal é estar quente, mas suportável, porém não morna.