quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Acupuntura Neuropsíquica

"O coração rege o espírito. Por ocasião de uma doença os sinais se acharão todos na esfera neuropsiquica".(Cap.VI-D.MTC-Etiopatogenia)

Por definição científica a acupuntura é uma terapia fisiológica coordenada pelo cérebro, que responde à estimulação dos nervos sensoriais periféricos pela inserção de agulhas por via manual ou elétrica.
A estimulação de terminações nervosas da superfície do corpo,objetiva-se promover mudanças nas funções sensoriais, motoras, autonômas, viscerais, hormonais, imunitárias e cerebrais, com resultados terapêuticos.
A ciência explica a acupuntura como causadora de efeitos gerais dos processos bioquímicos mais básicos do ser vivo, que atua na matriz autorreguladora, promovendo simultaneamente mudanças em vários sistemas,impulsionando as habilidades curativas do próprio corpo.

Função Psíquica da Medicina tradicional Chinesa
A Medicina Tradicional Chinesa entende o corpo sendo formado por três partes, que receberam a denominação de Três Tesouros sendo: JING -Essência - nossa energia física e constitucional - é o que herdamos dos nossos pais.
QI- A nossa vitalidade e força que transforma, literalmente nos fornece nossa vida e vitalidade.
SHEN- O espírito ou consciência que indica os cinco aspectos mentais e espirituais de um ser humano, isto é, a mente propriamente dita do coração, alma étera(hun),alma corpórea,(Po) o intelecto,(Yi) e a força de vontade(Zhi).
Para Yamamura, o Shen(energia mental) "É a forma de energia indispensável às atividades encefálicas relacionadas à consciência, sentimentos e pensamentos que dirigem todas as atividades do organismo.
Para Macioccia o Shen é: memória, insight, inteligência, sabedoria, idéias, criatividade,etc.
Por  Wang : Shen é o espírito, a forma, o modo, o enfoque individual de ver as coisas.
No Ling Shu -cap 18, está declarado "A reunião dos dois Jing (essência) recebe o nome de Shen.

Após fecundação, quando o material génetico é herdado dos pais forma a essência pré-natal do novo ser, o Shen, este estará presente toda a vida, só se desprende no momento da morte.
Sendo o Shen considerado pela Medicina Chinesa como Mente, uma emoção registrada na memória do indivíduo dependendo do sentido dado pela mente para essa emoção poderá determinar doenças em qualquer aréa do corpo humano, provocando desarmonias.Estas podem manifestar-se por dor ou impotência, a seguir por distúrbios funcionais e por  fim por processos degenerativos. Os registros de memória permanecem latentes e ativos até que o conflito seja resolvido.

A mente, em nível subconsciente, tem a capacidade de dar sentido às emoções sofridas. Este sentido depende da memória, isto é, a mente dá o sentido de acordo com as informações que se tem na memória individual. É de acordo com os sentidos é que as emoções se manifestam podendo ser manifestadas na pele, no sistema músculo-esquelético ou nos órgãos internos resultando em doenças como dores no ombro, obesidade, diabetes, psioriáses, etc.
A Acupuntura neuropsíquica contribui para reorganizar  e para alcançar o equilíbrio entre corpo, mente e shen, necessita-se do equilíbrio de todos os tipos de energia.

A Medicina Chinesa, está mais preocupada com a prevenção do que o tratamento de uma doença instalada, oferece ferramentas que serve como antítodos para o estilo de vida moderna, reconhece que o estilo de vida influencia o processo de saúde, podendo causar doenças. Na atualidade, ante o incessante desenvolvimento da sociedade e da história, o ritmo da vida humana acelerado e competitivo, aumenta o estado de tensão e depressão entre os indivíduos. Temos dados de inúmeras pessoas que sofrem por não poder dormir ou não dormir bem. Atualmente não existem famílias sem problemas de tipo depressão, ansiedade, preocupação, palpitações e a  Acupuntura neuropsiquica oferece antídotos, para diminuir a ansiedade provocada pelo estilo de vida, técnicas de exercícios que anulam tensões, prática do qigong interno técnicas especiais de  meditação, a respiração e visualização para guiar a energia.


Nota: Estou muito grata pela Acupuntura neuropsiquica  ser comprovada, praticada e divulgada.  Algumas décadas,  cheguei com toda as técnicas de diagnose  da Medicina Tradicional Chinesa,e por não existerem livros didáticos traduzidos para o português levava comigo alguns livros por querer comprovar a existência de dados pesquisados, tudo em vão, as pessoas adoravam acreditar no mágico e diziam que eu era "bruxa" por saber fazer diagnose inspecionando o Pulso, Lingua, a Face, a Voz, o Olfato e analisando as expressões corporais onde o médico da Medicina Tradicional Chinesa  avalia quais as emoções estão sendo expressas inapropriadamente e,  através da leitura dos 28 pulsos o que anda acontecendo no Corpo, na Mente e no Shen.

"Nada é mágico tudo é uma questão de aperfeiçoamento, dedicação e disciplina."(Tetrazini Maria)
Obrigada meu Mestre Wang Chen que dedicou seu tempo com  ensinamentos especiais para mim.